20 de junho de 2014

O Trabalho entre os Ribeirinhos em Santarém - PA.


"Os Ribeirinhos são remanescentes da era da borracha que vieram do nordeste em busca de trabalho. A borracha findou e estes ficaram na Amazônia, onde formaram famílias e comunidades.  Por morarem nas margens dos rios, são chamados de Ribeirinhos. Hoje estima-se ter mais de 35 mil comunidades na Amazônia.
Quanto as escolas ribeirinhas, hoje graças ao bom Deus e aos prefeitos a grande maioria está em ótimas condições. Boa estrutura, boas salas, salas de informática e merenda escolar. Na maioria das comunidades só existe  até a quarta série, então se deslocam até outras comunidades onde tem até a oitava. A prefeitura freta barcos que fazem o transporte.

A dificuldade é na época das cheias dos rios, pois muitas escolas ficam alagadas, impedindo assim as aulas. Mas ainda existem escolas precárias e muito quentes, obrigando os professores a colocarem as carteiras debaixo de árvores. 

Um dos nossos objetivos, quando começamos a implantação de uma nova igreja em comunidades ribeirinhas é alcançar os professores, que na maioria vem da cidade, alguns poucos da própria comunidade tem oportunidade de estudar fora, e voltarem para lecionar.
Os alcançando portas são abertas dentro da escola. Mas sempre temos a oportunidade de participar da escola, principalmente em feriados e datas comemorativas que levamos das igrejas de Santarém, jovens que levam, música, brincadeiras e ensinos bíblicos. Criança alcançada, famílias alcançadas.
Vou relatar um breve testemunho. Começando a implantação da igreja na comunidade São Miguel, uma menina de 5 anos ao término de um estudo, agarrou minhas pernas e disse: "Missionário quero aceitar Jesus". O pai dela se levantou na frente de todos os presentes, umas 120 pessoas e disse: "minha filha, você nem sabe o que é isto", ela respondeu: "sei sim papai. Quero aceitar Jesus para levar ele para casa, para ver se o senhor e a mamãe parar de brigar", enfim pai e mãe também aceitaram Jesus."



Escrito por Missionário "Luis Carlos Ferreira" - Missionário em Santarém - PA e região. 





Um comentário:

  1. Muito feliz em saber que há pessoas como você; interessada no precioso povo Ribeirinho. Que Deus continue abençoando a tua formação e que a mesma, seja um instrumento de grande benção nas Mãos de Deus.

    ResponderExcluir